TREKKING

Trilha Buraco da Nega (Canteiros – Letreiros)


A trilha liga a região do Vale dos Canteiros da Canastra até a região conhecida como Letreiros, um sítio arqueológico com inscrições rupestres. Em estilo single track se percorre um antigo caminho de pedreiras abandonadas leva ao alto da serra onde uma vasta chapada se abre, perfazendo o inicio da Serra das Palmeiras. Segue-se sempre se norteando para a esquerda por entre a crista da Serra, podendo observar o Vale dos Canteiros e a Serra da Babilônia a direita. Segue por trilha mais larga, frequentemente utilizada por jipeiros e motoqueiros, tendo como pano de fundo sempre o Vale do Rio Grande, a cidade de Passos e um infinito horizonte.
No decorrer da caminhada paredões surgem, emolduram a paisagem e criam enormes portais que levam o nome de Buraco da Nega. Existem poucos pontos de água e grandes campos limpos no alto da Serra. Logo chega a região dos Letreiros, que é um sitio arqueológico com pinturas rupestres, que está localizado no prolongamento do córrego que colhe as águas do alto da Serra, o córrego da Garrida, com uma linda cachoeira. Final do trekking nas inscrições rupestres.

Distância: 13km

Intensidade de Esforço Físico: Esforço moderado
Severidade do Meio: Moderadamente Severo
Condições do Terreno: Percurso por trilhas escalonadas e terrenos irregulares
Nivel de dificuldade: Moderado

Observação: Conforme norma ABNT NBR 15505-2

O que levar: Cantil ou garrafa dágua (2L), protetor solar, óculos escuro, chapéu, repelente, roupa de banho, toalha, tênis.