quarta-feira, 6 de junho de 2018


Com grande satisfação recebo a noticia da realização do Seminário Desafios da Sustentabilidade: Construindo a Visão de Futuro do Setor, que acontece em Capitólio-MG dia 11/06/2018, segunda feira,  as 18:00h, na Casa da Cultura localizada na Prainha.

O referido seminário será uma explanação de como funciona o sistema turístico de Bonito-MS, um modelo de exploração e turismo sustentável que funciona em nosso País. Haverá palestras e painéis com os atuais gestores governamentais e também com o mandatário do Conselho de Turismo de Bonito-MS. Há de se ressaltar o envolvimento e articulação dos meus companheiros turismólogos Fabiana Rocha Rodrigues do Sebrae e Marcelo Abreu na efetivação desta ação.

É uma excelente oportunidade para se conhecer sistemas eficientes e que realmente funcionam.

Muitas matérias, de jornais e de blogs tem mencionado este tema da sustentabilidade ultimamente. Exploram o lado negativo de todo esse “boom” turístico que ocorreu na região, que era predominantemente agraria e está se despontando para setores de serviços.

Este processo por qual passa a região de Capitólio faz parte da evolução do turismo local.  Ele está se demonstrando ser o nosso principal meio econômico a longo prazo, assim, deve se desenvolver atitudes como a do Município de Bonito-MS.

Não podemos considerar as medidas drásticas a serem tomadas, como um sacrifício maior.

Subscrevo um trecho de um artigo meu publicado em agosto de 2006 na Folha da Manhã de Passos, com o titulo: Turismo: Hora de Virar a Página:

“O momento, contudo, não se presta a atividades corriqueiras, e sim a virar a página para debruçarmo-nos sobre questões estruturais maiores, que precisam ser solucionadas com decisão. É tempo de investir no fortalecimento do turismo interno dos municípios, criando cenários que permitam ao brasileiro conhecer seu país; e, principalmente, deixar de fazer comparações incomparáveis”.

Fica o convite. Pela sustentabilidade do turismo local.

Nos vemos em Capitólio!

 

 

Share


Comentários


  1. Leandro Rezende Oliveira disse:

    Estive por duas vezes em Bonito. E além é claro das belezas naturais magníficas daquela região, algo que me chamou a atenção foram os aspectos de organização e profissionalismo de todas as pessoas com quem tive contato. Hotéis, restaurantes, agências de turismo, atrativos, lojas, enfim, todas as pessoas respiram, vivem e vendem aquele lugar de maneira exemplar. É uma atmosfera boa, contagiante, dá vontade de ficar mais tempo e de voltar outras vezes. E eu, que já tinha me enraizado em Capitólio, percebia que aquele era o modelo a ser seguido, nossa realidade é muito parecida com a de Bonito e modéstia à parte, não ficamos devendo nada em termos de belezas naturais e opções de encantar nossos visitantes. Fiquei extremamente feliz quando soube do seminário. Acredito sinceramente que esse evento poderá se tornar um divisor de águas entre a nossa fase “amadora” de ver o turismo para uma abordagem totalmente profissional e de excelência, à altura de nossas expectativas, da importância de nossos visitantes e principalmente de potencial da nossa terra e da nossa gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *